Resenha: The Hero of Ages, de Brandon Sanderson

hero-of-ages-coverTítulo: The Hero of Ages

Autor: Brandon Sanderson

Publicação: 2008

Número de páginas: 748 páginas

Editora: Tor Fantasy

ISBN: 9780765356147

Terceiro e último livro da trilogia original da série Mistborn, The Hero of Ages encerra com chave de uma das melhores séries escritas no universo fantástico e que ajudou a colocar o nome do autor nas listas dos principais autores de fantasia da atualidade.Lembrando que já temos o livro em português: aqui no Brasil, pela Editora Leya Brasil, e em Portugal, pela editora Saída de Emergência.

The Hero of Ages se passa um ano após os eventos do seu antecessor, The Well of Ascension. Vin e Elend tentam salvar o mundo onde vivem seguindo pistas deixadas pelo Lord Ruler, enquanto uma estranha força, conhecida como Ruin, surge e pretende acabar com o mundo e parece ser impossível de derrotar.

É difícil saber por onde começar a falar sobre esse livro. A narrativa está ótima, bem dinâmica, o que proporciona uma leitura fluída, apesar das mais de 700 páginas de história. Cada personagem mereceu o seu destaque em excelentes sequências narrativas que, após alguns fatos e acontecimentos, foram amarradas para o autor dar à história o seu fim e fechar a narrativa da trilogia.

Os fatos e acontecimentos dos livros anteriores, como era de se esperar em um livro que serve de desfecho, foram devidamente explicados e pontas soltas deixadas anteriormente, devidamente fechadas, fazendo com que determinados fatos ainda obscuros ganhassem uma explicação apropriada e com isso o leitor tem um melhor entendimento daquilo narrado nos livros anteriores.

Destaque para como a concepção da Cosmere e tudo relacionado à essa cosmologia criada pelo Brandon foi brilhantemente inserida na história e ajuda a compreender melhor esse universo, embora, conforme os planos do autor para mais séries e livros dentro dessa cosmologia, mostre o quanto ainda há muito para nós leitores conhecermos e compreendermos desse interesse universo.

Série recomendadíssima.

.:.Até mais, gente!.:.

Anúncios

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , . Guardar link permanente.

12 respostas para Resenha: The Hero of Ages, de Brandon Sanderson

  1. vagnerstt disse:

    Final de trilogia sensacional, um dos melhores que já li!

  2. Fábio Albergaria de Queiroz disse:

    Menina, nunca li nada igual em toda a vida! Esta trilogia é inacreditavelmente perfeita! O fim de Mistborn apenas reforçou uma convicção minha: Brandon Sanderson é o maior nome da literatura fantástica atual. Neste livro vemos algumas características importantes de Sanderson: 1) a originalidade de suas obras. Esse cara consegue transformar os clichês da literatura fantástica (bem vs. mal; criaturas e poderes. Não que isso seja ruim, deixe-me dizer) em algo novo e, ao reescrevê-los, de forma totalmente original, nos dá mundos complexos, incríveis, maravilhosos. Desde Elantris (que também é uma obra-prima, mesmo sendo o primeiro trabalho de Sanderson) esta característica é uma marca do autor; 2) a onipresença dos personagens. Tal qual outros autores contemporâneos, como Scott Lynch e George Martin, Sanderson não poupa seus protagonistas. MAs é incrível como eles permanecem indispensáveis na trama. Kelsier, por exemplo. É inegável sua presença ao longo de toda a trilogia. E, isso, esta capacidade de transcender a vida dos personagens de forma tão incrível, eu só vi em Sanderson; 3) as últimas 100 páginas de seus livros!!! Sem exceção, as últimas 100-200 páginas são uma overdose de emoções. Sanderson é frenético e não nos deixa respirar com a revelação de segredos; reviravoltas e finais surpreendentes inesquecíveis!! (mesmo em seus livros YA, como a série Alcatraz, o que demonstra seu apreço por seus leitores, independente da idade do público).E com o Herói das Eras, claro, não poderia ser diferente!
    Bem, em suma, o que dizer deste cara! Ele, sem dúvidas, é um nascido das brumas, só pode. Além de um gênio, para o deleite dos fãs ele, é, também uma máquina de escrever (vale lembrar que ele finalizou a série A Roda do tempo após a morte de Robert Jordan). Além das muitas obras que estão chegando ao mercado há rumores de que, devido ao sucesso alcançado, haja uma continuação de Elantris! Ufa!!!
    Voltando a Mistborn, para finalizar este post, não há como não reverenciar a grandeza desta obra….Kelsier, Vin, Eland, Fantasma, Sazed, sem dúvidas, tem lugar cativo no coração dos amantes da literatura fantástica! Vida longa a Brandon Sanderson!!!

    • Cassy Teodoro disse:

      Vida longa a Brandon Sanderson!!! 😀

      p.s.: única obra que não gostei tanto foi Warbreaker. O sistema de magia é incrível, mas não simpatizei tanto com os personagens principais. Apesar disso, estou no aguardo da continuação.

  3. Fábio Albergaria de Queiroz disse:

    ahh, e só uma dúvida, agora que fui me lembrando de partes da leitura…o que aconteceu com Marsh depois do fatídico encontro com Elend? Caramba, não me lembro e acho que passei batido com tanta informação e segredos revelados!!!

    • Cassy Teodoro disse:

      Não ficou muito claro mesmo e até pesquisei aqui, pq pensei que eu tivesse me esquecido, apesar da leitura recente. Achei a resposta no site Theoryland. Será que veremos o Marsh na outra trilogia? Ou em outros livros da Comere?

  4. Maurilei Teodoro disse:

    Acabei de ler este magnífico O Herói das Eras. Não vejo a hora de ler as demais séries deste genial autor !

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s