Autor: Richard Bachman (Stephen King)
Publicação: 1982
Número de páginas: 317 páginas
Editora: Signet Novel
ISBN: 9780451197962
The Running Man é o quarto livro publicado por Stephen King sob o pseudônimo Richard Bachman. Para quem está acompanhando as resenhas dos livros do Bachman aqui no blog, está é a sexta e penúltima leitura, faltando apenas o livro Blaze.
No Brasil, o livro recebeu o título de O concorrente, que embora eu não concorde muito, está longe de ser uma péssima tradução. (Sim, eu tinha que falar da tradução do título, não me aguentei. Paciência!) A publicação é da editora Suma de Letras Brasil.
Na trama, que se passa em nos Estados Unidos do ano de 2025, temos o protagonista Ben Richards se vendo obrigado a participar de um jogo, uma espécie de reality show, por causa de filha doente. Durante a narrativa o leitor é apresentado à forma de seleção e às regras do jogo, bem como, através do que acontece a Richards, como o jogo se desenrola. E é através da forma como Richards tenta se manter no jogo que o autor vai apresentado, sem muito detalhismo, as condições de vida do mundo onde se passa a história.
Para deixar a narrativa mais eletrizante – ou, pelo menos, isso pareceu ser a ideia – cada parte do livro começa com uma contagem regressiva.
Sendo bem sincera, adorei a premissa e as primeiras cem páginas do livro. Confesso que daí para frente, a trama perdeu muito e eu não consegui me envolver tanto e nem me simpatizar com o drama vivido pelo protagonista. Apesar disso, o livro retoma o folego nos momentos finais com uma interessante reviravolta, que realmente me pegou de surpresa, e segue até o fim com um desfecho satisfatório.
Recomendo a leitura para aqueles fãs mais antigos do autor, embora falte muita coisa como uma melhor apresentação do mundo distópico apresentado no livro, bem como um melhor desenvolvimento do protagonista e demais personagens. O autor também poderia ter usado estereótipos em relação a determinados personagens, algo que eu já havia reclamado quando da resenha de A Maldição (ou A Maldição do Cigano, ou Thinner, como queiram).
Enfim, leiam e tirem suas próprias conclusões. Caso o seu objetivo literário seja ler o maior número de obra possível do Stephen King, recomendo.
.:.Até mais, gente!.:.
É o Running man com o Governator?
Isso, mas dizem que o filme não tem nada a ver com o livro.