Resenha: Edgedancer, de Brandon Sanderson

Título: Edgedancer

Autor: Brandon Sanderson

Número de páginas: 226 páginas

Publicação: 03 de outubro de 2017 (texto lido para esta resenha está no livro Arcanum Unbounded: The Cosmere Collection, publicado em 22 de novembro de 2016, pela editora Tor Books)

ISBN: 9781250166609

Editora: Tor Books

Para aqueles ansiosos para voltar ao mundo de Roshar, Edgedancer, novela que continua os acontecimentos da personagem Lift, narrados em Words of Radiance, é uma excelente opção até a publicação do terceiro livro da série The Stormlight Archive, Oathbringer.

Apesar de ter lançamento previsto somente para o mês de outubro deste ano, Edgedancer pode ser lido na coleção de textos e informações sobre a Cosmere, Arcanum Unbounded, lançado em novembro do ano passado e recomendadíssimo para os fãs dessa interessante cosmologia.

Em Arcanum Unbounded, Brandon Sanderson oferece o leitor informações sobre os diferentes planetas da Cosmere, referente formações geográficas, climáticas, dentre outros interessantes fatos, bem como oferece ao leitor a oportunidade de ler contos e novelas relacionados a esses planetas. Alguns desses textos estão vinculados a série já bem conhecidas pelos fãs do autor, outros, não. Vale muito pena ler e também dar aquela pressão de leve na editora responsável pelos livros do autor aqui no Brasil, caso vocês se interessem em ter essa obra na sua coleção, mas não pode ler em inglês ou outro idioma estrangeiro.

Sobre Edgedancer, o objeto desta resenha: trata-se da continuação da história da personagem Lift, uma garota que cai nas graças do jovem Imperador Azish, mas não consegue se acostumar com os privilégios de viver na corte e acaba voltando ao seu habitat natural. Alternando momentos nos quais age com uma maturidade incrível e momentos nos quais as atitudes próprias da sua idade aparecem na narração, Lift acaba tendo a sua história como uma forma de mostrar mais sobre Roshar, fora da sequência narrativa dos personagens principais da série, bem como mostra o quanto ela é bem parecida com esses personagens principais.

Em alguns momentos, as situações vividas por ela, fizeram com que eu me lembrasse bastante daquelas vividas pela Shallan e pelo Kaladim (obviamente, quem leu os livros da série identificaram o que a torna parecida com esses dois personagens).

Edgedancer ajuda o leitor a entender um pouco melhor alguns conceitos da própria Cosmere, relacionados com a série à qual a história pertence, destacando pontos que, creio, terão uma importância grande para a história principal e, por isso, vale o seu tempo de leitura, além do fato de se tornar leitura obrigatória para quem deseja um aprofundamento nos segredos da Cosmere.

Os únicos poréns do texto foram a narrativa não tão vibrante, parece algo escrito às pressas para integrar o livro de coleção de textos da Cosmere, ou, pelo menos essa foi a sensação que me passou, e a Lift ficar bem chatinha um pouco antes do meio para o fim da história. Entretanto, temos muitos elementos que transformam Edgedancer em um excelente texto e faz valer o seu tempo, sem contar a importantes informações que fazem a novela ser leitura obrigatória (Sinto muito, mas é verdade. Li Warbreaker recentemente e embora eu não tenha gostado nada do livro, é leitura obrigatória para os fãs da Cosmere, além de ter um excelente sistema de magia. Fazer o quê? Lerei a continuação. Pura e simples.)

Finalizo deixando a minha recomendação.

.:.Até mais gente!.:.

 

Anúncios

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Romance e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s