Título: Mistborn: Secret History
Autor: Brandon Sanderson
Publicação: 2016
Número de páginas: 157 páginas
Editora: Dragonsteel Entertainment/Tor Books
ISBN: 9781938570124
Antes, as recomendações do próprio autor: essa novela contém muitos spoilers da trilogia Mistborn e alguns spoilers do livro The Bands of Mourning; Mistborn: Secret History não é o livro apropriado para se conhecer a série Mistborn.
Bem, eu não li The Bands of Mourning ainda – e nenhum outro livro da trilogia do Wax e do Wayne e, portanto, não faço ideia do spoiler que tomei, mas se vocês já terminaram a trilogia da Vin, tenham em mente as recomendações do Brandon e leiam por sua conta e risco.
Mistborn: Secret History tem como ponto de partida um importante trecho do primeiro livro, O Império Final, com o despertar de um dos personagens mais importantes do começo da série para uma nova realidade.
Os eventos da novela seguem os eventos dos três livros da trilogia original, por isso é necessário ter lido toda a série, pois em cada momento da novela, estamos diante dos mais relevantes acontecimentos da trilogia.
A obra também tem sua importância no universo da Cosmere, a cosmologia criada pelo autor, no qual figuram diferentes planetas e povos retratados em outras séries e livros do escritor. Muitos fatos são revelados dentro dessa cosmologia tão ricamente criada pelo Brandon e em alguns trechos pareceu que havia ali uma resposta direta do autor para os nossos questionamentos sobre a Cosmere.
A narrativa é excelente, como se espera do Brandon: direto ao ponto, mas sempre com certos destaques para o desenvolvimento da história. O personagem principal, velho conhecido de todos nós e um dos mais adorados, acaba sendo desenvolvido por uma ótica que, em princípio eu estranhei um pouco, quase me decepcionei, mas que foi melhorando a cada cena narrada.
Lembrando que eu ainda não li a trilogia do Wayne e do Wax, deixo claro que o meu entendimento foi todo referente aos livros da trilogia original. Portanto, deixo a minha recomendação para aqueles que terminaram a série original e, claro, para aqueles que já leram ambas as trilogias.
.:.Até mais, gente!.:.
Tomara que saia logo por aqui, pois este universo é sensacional !!
Até agora nada do The Way of Kings, acredito que esses livros [stormlight archives] não vão ser lançados no Brasil, muito longo para traduzir e vai custar caro, uma pena mesmo, queria muito ler a versão traduzida do livro, e ainda por cima está nas mãos da Leya, que não é uma editora lá muito bem conhecida pelas qualidades da tradução dos livros, só ver os problemas de tradução das Crônicas de Gelo e Fogo.
Puxa vida! Uma pena! Eu sempre pensei que, pela arte gráfica dos livros dessa série, a editora mais a ver com o projeto seria a DarksideBooks, com todo o respeito à Aleph e à outra editora.