Resenha: The Healthy Dead, de Steven Erikson

The Healthy Dead é uma novela de autoria de Steven Erikson cuja história integra o universo da série Malazan Book of the Fallen, estrelada pelos necromantes Bauchelain e Korbal Broach e o assistente dos dois, Emancipor Reese.

O autor leva o leitor para uma estranha localidade  chamada Quaint. Os habitantes do local estão insatisfeitos com seu atual monarca, o Rei Macrotus.

Após passarem pelos abusos de um rei corrupto e cruel, o desposto rei Necrotus, os habitantes de Quaint estão insatisfeitos com o fato de seu atual soberano por conta de sua obsessão pelo bem-estar de seus súditos.

O rei Macrotus é tão obcecado pela saúde de sua população que estipulou uma série de proibições, entre elas: não se entregar a vícios (jogatinas, bebidas, fornicação, etc) para se manterem puros, portanto, saudáveis, na visão do rei; e não serem perturbados, chegando ao ponto de proibir que bebês perturbem as outras pessoas com o seus choros. Ou seja, um lugar horroroso de se viver, pelo menos, na visão da população de Quaint, que, através de Elas Sil é Imid Factallo, contratam Bauchelain e Korbal Broach para se livrar do tirano rei que deseja o bem de todos no local.

É uma história que mostra, de maneira bem inusitada, uma outra vertente de tirania, fazendo uma releitura das concepções de bem estar social, governo e religião, e dentro da concepção religiosa, o autor cria um interessante conceito de santo e demônio. Tudo contado de uma forma bem humorada, como é próprio das narrativas envolvendo os necromantes e seu assistente, porém, achei as história bem mais fraca do que as anteriores, apesar do desfecho ter agradado mais.

Enfim, é uma boa história e vale a leitura.

.:. Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Fiel leitora de Stephen King. Fã de Supernatural, American Horror Story e filmes de terror. SJW. Green Ajah.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixem o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s