Resenha: O livro da traição, de PJ Pereira

Título: O livro da traição

Autor: PJ Pereira

Publicação: 2014

Número de páginas: 378 páginas

Editora: Da Boa Prosa

ISBN: 9788564684508

Na continuação da saga Deuses de Dois Mundos, o ambicioso jornalista New continua a contar sua história. Ao mesmo tempo em que alcança a posição profissional que sempre quis, ele se vê dividido entre dois grupos poderosos, que podem lhe dar tudo que deseja ou deixá-lo sem nada.

Paralelamente, na África ancestral, o grande babalaô Orunmilá e seu grupo partem em busca dos príncipes odús, única maneira de impedir que o controle do destino de homens e deuses caia nas mãos erradas. Uma traição permeia as duas histórias, que tem mais em comum do que se pode imaginar.

Como mencionado na sinopse acima, O livro da traição continua os eventos narrados no primeiro volume da trilogia Deuses de Dois Mundos, intitulado O livro do silêncio.

A obra cumpre muito bem o seu papel de livro do meio de uma trilogia, dando ao leitor mais desenvolvimento da história e aprofundando melhor nos personagens, fazendo com que haja uma melhor compreensão daquilo narrado no livro anterior, trazendo mais elementos para trama e deixando, ao seu final, aquela ansiedade pelo próximo volume.

A narrativa desse segundo implemento também se desenvolve através de acontecimentos paralelos. Em um momento, estamos diante das inusitadas situações vividas pelo jornalista New e sua missão frente aos orixás. Em outro momento, estamos na África antiga junto ao grupo de Orunmilá na sua missão de encontrar os odús. Em ambos momentos o tema traição constante do título foi muito bem contextualizado. O autor conseguiu criar uma trama bem envolvente com um desfecho bem marcante.

Vale lembrar, por fim, que o livro, embora baseado na mitologia dos Orixás, não é um manual de cultura das regiões africanas. Nem mesmo um manual de religião africana. Algo, aliás, exaustivamente, falado pelo próprio autor em suas redes sociais após reiterados ataques de pessoas que se diziam religiosas. É uma obra de fantasia baseada em uma mitologia pouco conhecida, mas amplamente discriminada. Então, antes de qualquer julgamento, leia a trilogia e se informe melhor sobre o assunto.

Série recomendada!

.:.Até mais, gente!.:.

Anúncios

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Fã do Stephen King. Adora Supernatural e filmes de terror.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Ficção Histórica/Romance Histórico, Literatura Nacional, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s