Resenha: Os Senhores do Norte, de Bernard Cornwell

Título: Lords of the North

Autor: Bernard Cornwell

Publicação: 2006

Número de páginas: 352 páginas

Editora: HarperCollins

ISBN: 9780061801891

Lords of the North é o terceiro livro da série The Saxon Stories, do autor britânico Bernard Cornwell. Aqui no Brasil, o livro tem como título Os Senhores do Norte

O livro continua a saga de Uthred que busca uma forma de recuperar suas terras, mas é levado a mostrar o seu comprometimento com o rei Alfredo, o que faz com que seus planos acabem sendo deixado um pouco de lado.

Como o título do livro indica, o cenário retratado pelo autor para narrar os eventos deste implemento se passam no norte do território inglês, oportunidade para que possamos conhecer mais sobre o território e os planos do rei Alfredo para tornar a Inglaterra uma só nação, mais unida.

Gostei muito de como o Uthred evoluiu do primeiro livro para cá. Embora ainda use muito os seus conhecimentos de guerreiro, o personagem mostra uma perspicácia e está até mais diplomático, mesmo tendo que demonstrar mais força física e tática de guerra do que as palavras.

Apesar de não gostar tanto do rei a quem serve, mostrar um certo comprometimento e até admiração com as atitudes do soberano. Antes o via apenas como um escravo dos dogmas da Igreja. Agora consegue enxergar o ótimo estadista que há no rei Alfredo.

A investida em um cenário diferente e mais situações envolvendo os vikings ajuda a reforçar o quanto ainda deve ser feito para tornar a Inglaterra um local seguro para os ingleses e católicos. Por falar em católicos, as críticas religiosas estão presentes novamente, na mesma excelente contextualização dos livros anteriores.

O desfecho do livro deixa a história em aberto, trazendo uma grande ansiedade pelo próximo volume da série. Para terminar, deixo a minha recomendação aos fãs de ficção história, mas também, para aqueles que desejam conhecer essa interessante saga.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Constant Reader. SJW. Green Ajah.
Esse post foi publicado em Ficção Histórica/Romance Histórico, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixem o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s