Título: O Gamo-Rei
Título original: The Mists of Avalon – The King Stag
Autora: Marion Zimmer Bradley
Publicação: originalmente em 1983
Número de páginas: 212 páginas
Editora: Imago
ISBN: 9788531210396
Chegamos ao terceiro e penúltimo tomo de As Brumas de Avalon, onde a autora Marion Zimmer Bradley, usando as questões místicas e religiosas já iniciada nos livros anteriores, dá uma enfoque maior para as questões políticas.
Em O Gamo-Rei fica mais evidente as tentativas de manter as velhas crenças ditas pagãs, porém, o resultado é bem insatisfatório, tendo em vista diversos praticantes da velha magia se renderem aos dogmas cristãos, tanto de forma pessoal quanto como um plano estratégico dentro dos assuntos do reino.
A narrativa da autora continua sendo um dos pontos fortes da história que ganha contornos mais dramáticos e densos, mesmo a trama contendo poucas páginas. O texto tem uma coesão extraordinária dentro de tudo aquilo já contado e mostra as consequências das escolhas dos personagens.
A autora aproveita um momento importante dentro das lendas arturianas, envolvendo Artur, Lancelote e Gwenhwyfar, para explorar algo mais além, relacionado a questões de sexualidade e fidelidade amorosa, não se esquecendo de fazer uma bela contextualização com os assuntos religiosos e políticos. Tudo isso, sem que a autora se descuide do fato de que Artur ainda está em guerra com os invasores do seu reino e busca estratégias para defender melhor o seu território. Alianças e casamentos arranjados, tão criticados por serem práticas cristãs, acabam sendo uma forma de escapar um pouco dos problemas e se revelam ser a melhor solução do momento.
Livro recomendadíssimo!
.:.Até mais, gente!.:.