Resenha: O Gamo-Rei, de Marion Zimmer Bradley

Título: O Gamo-Rei

Título original: The Mists of Avalon – The King Stag

Autora: Marion Zimmer Bradley

Publicação: originalmente em 1983

Número de páginas: 212 páginas

Editora: Imago

ISBN: 9788531210396

Chegamos ao terceiro e penúltimo tomo de As Brumas de Avalon, onde a autora Marion Zimmer Bradley, usando as questões místicas e religiosas já iniciada nos livros anteriores, dá uma enfoque maior para as questões políticas.

Em O Gamo-Rei fica mais evidente as tentativas de manter as velhas crenças ditas pagãs, porém, o resultado é bem insatisfatório, tendo em vista diversos praticantes da velha magia se renderem aos dogmas cristãos, tanto de forma pessoal quanto como um plano estratégico dentro dos assuntos do reino.

A narrativa da autora continua sendo um dos pontos fortes da história que ganha contornos mais dramáticos e densos, mesmo a trama contendo poucas páginas. O texto tem uma coesão extraordinária dentro de tudo aquilo já contado e mostra as consequências das escolhas dos personagens.

A autora aproveita um momento importante dentro das lendas arturianas, envolvendo Artur, Lancelote e  Gwenhwyfar, para explorar algo mais além, relacionado a questões de sexualidade e fidelidade amorosa, não se esquecendo de fazer uma bela contextualização com os assuntos religiosos e políticos. Tudo isso, sem que a autora se descuide do fato de que Artur ainda está em guerra com os invasores do seu reino e busca estratégias para defender melhor o seu território. Alianças e casamentos arranjados, tão criticados por serem práticas cristãs, acabam sendo uma forma de escapar um pouco dos problemas e se revelam ser a melhor solução do momento.

Livro recomendadíssimo!

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Fiel leitora de Stephen King. Fã de Supernatural, American Horror Story e filmes de terror. SJW. Green Ajah.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Ficção Histórica/Romance Histórico, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixem o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s