Resenha: Head On, de John Scalzi

Título: Head On

Autor: John Scalzi

Publicação: 2018

Número de páginas: 336 páginas

Editora: Tor Books

ISBN: 9780765388926

Head On é o segundo livro da série Lock In, portanto, sequência do livro Lock In, intitulado Encarcerados aqui no Brasil.

No livro, o autor destaca mais um crime envolvendo uma Haden, desta vez, um acidente na NAHL, uma espécie de liga esportiva para os Hadens cujos rendimentos são altíssimos e a busca por mais lucro parece ser o mais importante, ao invés da saúde dos atletas. John Scalzi mostrando a sua crítica ao capitalismo, mas a um capitalismo que esquece o fator ser humano e não o direito de ganhar dinheiro com sua profissão ou investimentos.

Aliás, o autor é um militante e demonstra isso em suas redes sociais, ganhando críticas de pessoas extremamente insensíveis com os problemas dos outros, o que rende inúmeros comentários e posts desnecessários e cheios de preconceitos contra o autor e as minorias.

Voltando ao livro, temos novamente a dupla de detetives do FBI Chris Shane e Leslie Vann fazendo todo o trabalho investigativo, com colegas de profissão mais atrapalhando do que ajudando. São os momentos ideais para o escritor mostrar o quanto a questão dos Hadens na sociedade americana ainda rende certos problemas de adaptação, tanto dos Hadens quanto de quem não sofre do distúrbio, e mesmo com tanta tecnologia a favor das vítimas dessa condição, ainda se tem muito pouco a favor delas e sua situação ainda é de grande vulnerabilidade dentro do contexto social. Sem contar o preconceito que tais pessoas sofrem.

Apesar do tema do livro ser de importância ímpar, além do autor desenvolver mais aspectos do universo da série, achei que a escrita poderia ter sido melhor desenvolvida. Há trechos bem cansativos e outros em que a ação é descrita de forma muito rápida. Todavia, no geral, o livro é uma grande fonte de entretenimento com aquela pegada de mão na consciência bem própria dos livros de Ficção Científica, sem contar que, os elementos do mistério e dos romances policiais presentes na narrativa ajudam a dar mais ação para a leitura.

De qualquer maneira, vale a pena ler. Em especial para quem desejar aumentar a lista de livros do John Scalzi em seu currículo literário.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Fiel leitora de Stephen King. Fã de Supernatural, American Horror Story e filmes de terror. SJW. Green Ajah.
Esse post foi publicado em Romance e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixem o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s