Resenha: Sign of Chaos, de Roger Zelazny

Título: Sign of Chaos

Autor: Roger Zelazny

Publicação: 1987

Número de páginas: 217 páginas

Editora: Avon Books

ISBN: 9780380896370

Oitavo livro da a série Amber, terceiro livro do Ciclo Merlin, Sign of Chaos continua os eventos do livro anterior. Curiosidade: o  título  é semelhante ao de Sign of the Unicorn, terceiro livro do ciclo Corwin.

A semelhança dos títulos não parece ser algo feito ao acaso. De fato, nesta altura da saga vê se uma semelhança de ações do Merlin em relação ao que seu pai, Corwin, passou durante os eventos da primeira metade das Crônicas de Amber.

Apesar do livro começar com uma interessante viagem ao mundo da sombra do País das Maravilhas, o livro acaba por voltar ao tema principal da série que são os conflitos familiares na luta pelo poder, desta vez no Reino do Chaos, além de uma iminente guerra entre Amber e outra poderosa nação.

Merlin novamente desempenha bem a função de protagonista e narrador. O autor mostra mais sobre os conceitos do mundo mágico de Amber, o que ajuda a compreender as concepções dos primeiros livros da série. A dubiedade de caráter dos personagens é contextualizada de forma a favorecer pontos importantes da trama e acaba sendo um bom recurso narrativo. Muito porque o Merlin é um narrador (ou parece ser) mais confiável do que o Corwin, o que eu já mencionei antes, mas não custa citar outra vez.

As reviravoltas acabam por fechar muito bem a trama e criam uma certa ansiedade pela próxima leitura, embora eu tenha achado a cena na qual é narrada uma batalha bem aquém do talento do Zelazny. Mesmo assim, é uma boa cena, pois dá ao leitor uma boa demonstração dos diversos talentos mágicos de alguns personagens da série.

Série recomendada.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Constant Reader. SJW. Green Ajah.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixem o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s