Resenha: Saga de Bravos, de Patricia de Luna

Título: Saga de Bravos

Autora: Patricia de Luna

Número de páginas: 480 páginas

Publicação: 2014

Editora: Idea

ISBN: 9788588121645

Sinopse: Saga de Bravos traz para você uma incrível história envolvendo três personagens principais, cujas vidas se encontram entrelaçadas há mais de 2000 anos, desde a época de Jesus Cristo. Um triângulo amoroso, onde dois homens, dois imortais, caminham na Terra disputando o amor de uma incrível e improvável mulher, que sempre renasce e vive dividida e impossibilitada de ficar com o seu eleito, numa busca incessante, frenética e misteriosa. Esses dois homens estão condenados a cavalgar juntos até o Armagedom, mas têm uma visão antagônica sobre a Humanidade – de um lado, Templários; do outro, Hassassins. É o sonho de ver a mudança versus o ímpeto de solucionar pela espada. Uma saga épica, com passagens históricas (crucificação de Jesus Cristo, Cruzadas, Cátaros, Corte do Rei Arthur), lugares sagrados, aventura, fantasia, amor, sexo, encontros, desencontros, guerras e paz.

Olá, pessoal! Faz tempo, hein? Vamos ao que interessa.

Saga de Bravos é um livro de romance histórico e como todo livro nessa temática mistura (e muito bem) fixação e realidade dentro do contexto criado pela autora para contar a história de seus personagens ao mesmo tempo que recria uma das maiores e mais interessantes lendas da literatura mundial: o ciclo arturiano.

Narrar histórias narradas na Bíblia nos tempos intolerantes de hoje não é tarefa fácil. Todavia a autora conseguiu criar uma história fascinante unindo lenda e fatos bíblicos, sem que aos leitores seja necessário conhecer profundamente tais fatos e, principalmente, voltado para qualquer leitor independente de questões religiosas. Os fatos bíblicos servem como pano de fundo para criar a atmosfera ideal para conhecermos melhor um dos personagens, Simão, e sua ligação com a protagonista Ariadne.

A trama me cativou justamente na questão de misturar e contextualizar o objetivo dos dois personagens citados com os eventos bíblicos e as história do lendário Rei Artur. A narrativa deixou a leitura bem fluida, o livro não cansa nessa parte em que nos vemos transportados para os tempos da história antiga e para a corte de Artur, além dos mistérios referentes a Avalon. Porém o que encantada mesmo é ver como a autora mistura tudo isso com as nossas lendas regionais. Algo que eu esperava ver no livro, tendo em vista a origem da protagonista e que valeria ser explorado em outro romance (quem sabe?). Temos poucos autores que se arriscam a contar as nossas lendas que unem lindamente, em especial algo voltado para a cultura indígena.

A única coisa que não me deixou tão satisfeita, embora bem importante para a narrativa, foram as partes românticas. Não acho que foi falha da escritora. É algo meu mesmo. Não sou fã de romances.

Por fim, deixo a indicação de uma ótima obra nacional, que retrata diversas culturas interligadas em um contexto belíssimo, com romance, para quem gosta, fatos e fixação muito bem conectados. A obra mostra também um grande conhecimento da autora, pios não temos fatos jogados de qualquer maneira dentro do texto. Aliás, vale muito a pena vocês assistirem vídeos da Patricia no canal Histórias Secretas no YouTube; são vídeos voltados para fatos da história mundial ligados ao fator religioso e cultural.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Constant Reader. SJW. Green Ajah.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Ficção Histórica/Romance Histórico, Literatura Nacional, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: Saga de Bravos, de Patricia de Luna

  1. Huuuuuuum! Achei muito interessante. Vou procurar!

Deixem o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s