Resenha: A Revolução dos Bichos, de George Orwell

Título: Animal Farm

Autor: George Orwell

Número de páginas: 112 páginas

Publicação: 1945

Editora: Samaira Book Publishers

ISBN: 9789380914701

Animal Farm, publicado no Brasil sob o título A Revolução dos Bichos, é uma narrativa bem humorada que retrata a revolta dos animais de uma certa fazenda com o tratamento que recebem dos humanos e decidem que eles devem ser livres e cuidar eles mesmos dos afazeres do local, criando o seu próprio sistema de organização governamental.

O livro é um sátira e é uma prova da hostilidade do autor George Orwell ao socialismo soviético e ao Stalinismo, embora o escritor tenha sido partidário do socialismo democrático e simpatizante da proposta anarquista. O autor também era grande defensor do autonomismo. Para o autor, Stalin traiu os princípios da Revolução Russa.

Major, um dos porcos da fazendo e o mais velho, sentindo sua partida reúne os animais do local e compartilha o seu desejo de ver os seus companheiros livres da exploração do ser humano e serem governados por eles próprios.

Snowball e Napoleon, os outros dois porcos, motivados pelo ideal de Major lideram então um levante dos animais e expulsão os humanos, estabelecendo assim a Animal Farm. O local tem leis próprias e, inclusive, um hino que serve de incentivo para os animais. Os animais representam as fraquezas humanas.

A narrativa é bem humorada e o texto se mostra bem atemporal. É muito difícil não fazer qualquer correlação com os momentos mais recentes da história real. Tivemos lideres com ideais sociais que se corromperam e temos, atualmente, lideres mais conservadores extremistas que não só não conseguiram acabar com a corrupção, mais são parte dela.

O desfecho é o esperado, aqueles que muito prometeram acabam seduzidos pelo poder e desejam ,de todas as formas, permanecer nele, custe o que custar. No fim, tornam-se aquilo que tanto criticaram ou até piores.

Livro recomendadíssimo!

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Constant Reader. SJW. Green Ajah.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixem o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s