Resenha: O Último Desejo, de Andrzej Sapkowski

Título: O último desejo

Título original: Ostatnie życzenie

Autor: Andrzej Sapkowski

Publicação: 1993

Número de páginas: 348 páginas

Editora: WMF Martins Fontes

ISBN: 9788578276379

Sinopse: Geralt de Rívia é um bruxo sagaz e habilidoso. Um assassino impiedoso e de sangue-frio treinado, desde a infância, para caçar e eliminar monstros. Seu único objetivo: destruir as criaturas do mal que assolam o mundo. Um mundo fantástico criado por Sapkowski com claras influências da mitologia eslava. Um mundo em que nem todos os que parecem monstros são maus nem todos os que parecem anjos são bons. 

O último desejo é um livro de contos em que presente e passado se intercalam para contar a história do bruxo Geralt de Rívia. A obra é o primeiro livro da série The Witcher de autoria do escritor polonês Andrzej Sapkowski e serve para introduzir os personagens do universo da saga ao seus leitores.

A leitura é bem fluida e muito divertida em alguns trechos. Em outros, porém, o autor se preocupou em demonstrar o quanto monstruosas são as atitudes dos seres humanos.

Apesar da narrativa intercalada – temos um conto no presente, outro no passado, o seguinte novamente no presente e por aí vai – a história não perde em coerência e cronologia dos eventos. Destaque para as menções e releituras – mais sombrias – dos contos de fada.

Os contos, além de introduzir muito bem os personagens, são desenvolvidos de forma a também contar os dons do Geralt e outros personagens. Servem para apresentar ao leitor, os diversos cenários, seres, criaturas, monstros, a política e costumes dos locais, feiticeiros (que são bem diferentes dos bruxos). Tudo de forma bem direta, sem exageros descritivos, mas informativos, dando uma boa ideia ao leitor do lugar e da aparência dos personagens.

Embora não seja o livro da minha vida e está bem longe de ser o melhor livro que já li, a leitura me divertiu bastante e recomendo a leitura.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Constant Reader. SJW. Green Ajah.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixem o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s