Resenha: A casa de Hades, de Rick Riordan

Título: A casa de Hades

Título original: The House of Hades

Autor: Rick Riordan

Publicação: outubro de 2013

Número de páginas: 496 páginas (com Glossário)

Editora: Intrínseca

ISBN: 9788580574210

Sinopse: Hazel está diante de uma encruzilhada. As forças de Gaia estão decididas a impedi-los de avançar e alcançar seu objetivo: chegar à Casa de Hades, nas terras antigas, para resgatar Percy e Annabeth e fechar definitivamente as Portas da Morte, impedindo os monstros de retornarem ao mundo mortal. Ela e o que restou da tripulação do Argo II sabem o que precisa ser feito, mas todos os caminhos parecem levar ao fracasso de sua missão. Entretanto, eles precisam se decidir e agir rápido. O tempo está passando. A sanguinária Mãe Terra escolheu o dia primeiro de agosto para o seu despertar.

No Tártaro, Annabeth e Percy passam por grandes dificuldades. Famintos, com sede e feridos, mal conseguem andar pelo território sombrio e venenoso repleto de inimigos que espreitam na escuridão. Não há como descobrir onde ficam as Portas da Morte. E mesmo que soubessem sua localização, uma legião formada pelos monstros mais poderosos e fiéis a Gaia estará lá para guardá-las. Nesse momento, Annabeth e Percy não estão em condições de enfrentá-los em um combate.

Apesar da enorme desvantagem, Hazel, Annabeth, Percy e os outros semideuses da profecia sabem que sua única opção é tentar o impossível. Quando os riscos são maiores do que nunca, é somente a amizade entre os semideuses gregos e romanos, aprendendo a trabalhar juntos, que poderá salvar não só os acampamentos, mas também o mundo.

Primeiro livro do autor a ser lançado no Brasil na mesma data do lançamento norte-americano.

A casa de Hades é o quarto livro da série de fantasia Os Heróis do Olimpo, do autor americano Rick Riordan. A série é uma releitura das principais lendas referentes às mitologias grega e romana, tendo como cenário o nosso mundo real. O livro segue os eventos do anterior, A marca de Atena, e com a sinopse acima, não é preciso delongar sobre o que a história se trata.

Vamos aos pontos que gostei (resenha é para isso, afinal). Primeiramente, a narrativa do Rick: o autor continua um excelente contador de histórias e a maneira como ele faz, mais uma vez, a fusão entre mundo real, mundo paralelo e as lendas greco-romanas continua cativante; o autor ainda mantém uma leveza em sua narrativa, bem cheia de humor, porém, quando necessário para a narrativa e sem exageros, o autor consegue passar bem a tensão da situação enfrentada pelos semideuses.

Segundo, o uso de certos personagens da duas mitologias, a forma como eles aparecem, ora na roupagem grega, ora na roupagem romana. Se não me engano, desde o começo da série, o leitor já havia sido apresentado a essa dualidade, mas neste livro, por ser quase o momento final da série, essa dualidade se apresenta mais conflituosa. Gostei também da releitura da personagem Calipso, figura essa já vista antes na série.

Por fim, os capítulos ou pontos de vistas que encerram o livro, que apresentam o leitor momentos bem tensos e cheios de ação. Ainda, gostei de como o autor explorou melhor determinados personagens. O Percy, a Annabeth, o Jason e o Leo sempre são aqueles dos quais se espera as melhores cenas, falas e ações, mas aqui, o autor explora bem os demais, embora bem retratados nos livros anteriores. Na verdade, o autor explorou melhor o potencial dos demais, o Frank e a Hazel, por exemplo. E agora deu para entender toda a polêmica em torno do Nico. Acho que na época do lançamento, houve vazamento de spoilers, o fandom brigando entre si.

Série recomendadíssima!

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Constant Reader. SJW. Green Ajah.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixem o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s