Resenha: Tempo do Desprezo, de Andrzej Sapkowski

Título: Tempo do Desprezo

Título original: Czas pogardy

Autor: Andrzej Sapkowski

Publicação: 1995

Número de páginas: 400 páginas

Editora: WMF Martins Fontes

ISBN: 9788578279073

Tempo do Desprezo é o quarto livro da série The Witcher a ser publicado aqui no Brasil, sendo, na verdade, apenas o segundo romance do autor na mencionada saga. A narrativa continua os eventos do livro anterior, Sangue do Elfos.

Confesso que os capítulos iniciais me pareceram pertencer muito mais ao livro anterior do que a este quarto implemento da série. Não sei se foi uma escolha do autor, ou da editora, ou de ambos, mas foram eventos que me deixaram bem satisfeita sobre a continuação da história dos personagens principais e também daquele estranho encontro de monarcas tentando frear a investida do reino de Nilfgaard.

Gostei muito do Geraldão buscando organizar algumas coisas em relação a sua vida fora da bruxaria, vamos dizer assim. Interessante demais saber que há outras preocupações na vida do bruxo, em especial preocupações fora do mundo da magia.

O livro aborda outra importante temática em relação ao mundo mágico da série, aquele referente ao treinamento e o local de treinamento das feiticeiras. Aliás, o autor ter usado essa parte mágica ligada às feiticeiras, que possuem uma grande influência entre os poderosos, foi uma tática narrativa excelente para mostrar as intrigas.

Puxando esse assunto das intrigas, vale mais uma vez ressaltar o quanto maravilhoso é o Andrzej na abordagem dos temas. O autor é bem direto em sua construção textual, porém tem uma acidez nos diálogos, sem contar o cinismo dos personagens e as falas implícitas. Sem dúvida uma escrita bem inteligente do autor polonês.

Por fim, não dá para deixar de notar o excelente destaque na personagem Ciri. Por razões obvias tanto neste livro quanto no anterior, temos uma inversão narrativa mostrando que a garota é também uma das protagonistas da saga. E sem dúvidas (espero) tem muito a render nos demais livros, tendo em vista a forma como termina o presente volume da série.

Saga recomendada.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Constant Reader. SJW. Green Ajah.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixem o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s