Sugestão da ordem de leitura da série Malazan

malazan

Olá, pessoal! Bem, estou muito feliz – embora eu não seja a primeira pessoa a informar isto – em dizer que finalmente a série Malazan Book of the Fallen será lançada no Brasil. O anúncio foi feito pela editora Arqueiro (mais oficial, impossível!) e o lançamento do primeiro livro, Gardens of the Moon, está previsto para março de 2017. Cruzem os dedos, queridos e queridas, e torçam para que a editora mantenha essa previsão.

Apesar de recente aqui no Brasil, não é difícil encontrar dúvidas entre aqueles que desejam ler a série sobre a ordem de leitura dos livros, isso porque a saga, escrita pelos autores Steven Erikson e Ian C. Esslemont é composta de duas séries, Malazan Book of the Fallen, escrita pelo Erikson, e Novels of the Malazan Empire, escrita pelo Ian. Ambas parecem ser complemento uma da outra e isso gera um pouco de confusão entre os leitores de primeira viagem, em especial se uma série teria spoilers de eventos narrados na outra. Junte-se a isso o fato dos livros terem sido publicados em uma ordem diferente da cronológica, o que possibilita que a série possa ser lido de forma diferente daquela da ordem de lançamentos dos livros.

Seguem a ordem de publicação e a ordem cronológica de ambas as séries:

  • Malazan Book of the Fallen – ordem de publicação:
  1. Gardens of the Moon
  2. Deadhouse Gates
  3. Memories of Ice
  4. House of Chains
  5. Midnight Tides
  6. The Bonehunters
  7. Reaper’s Gale
  8. Toll the Hounds
  9. Dust of Dreams
  10. The Crippled God
  • Malazan Book of the Fallen – ordem cronológica:
  1. Midnight Tides
  2. Gardens of the Moon
  3. Deadhouse Gates / Memories of Ice
  4. House of Chains
  5. The Bonehunters
  6. Reaper’s Gale
  7. Toll the Hounds
  8. Dust of Dreams
  9. The Crippled God
  • Novels of the Malazan Empire – ordem de publicação e ordem cronológica (sim, ambas são as mesmas):
  1. Night of Knives
  2. Return of the Crimson Guard
  3. Stonewielder
  4. Orb Sceptre Throne
  5. Blood and Bone
  6. Assail

Para complicar ainda mais, aqui no Brasil o lançamento mais recente vai de encontro ao que os autores recomendam como melhor forma de se ler a série, ou seja, seguindo a ordem de publicação e não a ordem cronológica. Aliás, essa questão de se poder ler a série seguindo outra ordem diferente daquela referente aos lançamentos também gera muita confusão e dúvidas, e, claro, mais medo de spoilers. E ainda tem o fato da série contar com um spin-off, os contos de Bauchelain e Korbal Broach, escritas pelo Steven Erikson e que conta com seis novelas das nove planejadas pelo autor, o que também gera dúvidas em como ler a série, isso porque as novelas também possuem uma ordem de publicação diferente da ordem cronológica:

  • Novelas de Bauchelain e Korbal Broach:
  • Ordem de publicação:
  1. Blood Follows
  2. The Healthy Dead
  3. The Lees of Laughter’s End
  4. Crack’d Pot Trail
  5. The Wurms of Blearmouth
  6. The Fiends of Nightmaria
  • Ordem cronológica:
  1. Blood Follows
  2. The Lees of Laughter’s End
  3. The Wurms of Blearmouth
  4. The Healthy Dead
  5. Crack’d Pot Trail
  6. The Fiends of Nightmaria

Pensando nessa situação, os leitores do Fórum Malazan Empire discutiram bastante e resolveram criar uma lista de ordem de leitura, levando em consideração: a) todos os trabalhos que se passam no mundo de Malazan; b) uma ordem lógica e apropriada para os leitores de primeira viagem; c) que não contenha spoilers; d) que siga uma ordem cronológica, embora seja diferente da recomendação dos autores; e e) com o aviso da não leitura das novelas que compõem a série antes da leitura de Gardens of the Moon e Deadhouse Gates.

Então a ordem de leitura, sugerida pelo fórum ficaria assim:

  1. Gardens of the Moon (Erikson)
  2. Deadhouse Gates (Erikson)
  3. Blood Fallows (novela – Erikson)
  4. The Lees of Laughter’s End (novela – Erikson)
  5. The Wurms of Blearmouth (novela – Erikson)
  6. Memories of Ice (Erikson)
  7. House of Chains (Erikson)
  8. The Healthy Dead (novela – Erikson)
  9. Midnight Tides (Erikson)
  10. Night of Knives (Ian)
  11. The Bonehunters (Erikson)
  12. Reaper’s Gale (Erikson)
  13. Crack’d Pot Trail (novela – Erikson)
  14. Return of the Crimson Guard (Ian)
  15. Toll the Hounds (Erikson)
  16. Stonewielder (Ian)
  17. Goats of Glory (conto – Erikson)
  18. Dust of Dreams (Erikson)
  19. Orb Sceptre Throne (Ian)
  20. The Crippled God (Erikson)
  21. Blood and Bone (Ian)
  22. Assail (Ian)

Neste ano, foi lançado a sexta novela The Fiends of Nightmaria, que não consta da lista acima, retirada da wikia e baseada na lista do fórum, porque ainda não se sabia onde esta novela se encaixaria. Fuçando a wikia, de acordo com o leitor que escreveu a matéria sobre a novela, os seus eventos seguem aqueles narrados em Crack’d Pot Trail.

Goats of Glory é um conto que faz parte da antologia Swords & Dark Magic, organizada por Jonathan Strahan e Lou Anders. Os eventos desse conto se passam no mundo de Malazan, mas seus personagens e fatos parecem não ter correlação com aqueles narrados nos romances das séries.

A questão é sigam a ordem sugerida que mais lhe interessar, isso, claro, a sua leitura for das publicações originais. Sugiro também que vocês entrem na wikia da série para um esclarecimento melhor, pois aqui foi colocado apenas o mais relevantes. Também sugiro uma olhada na lista do Fórum Malazan Empire do Goodreads, pois está bem mais completa.

Aos amigos que não têm outra opção a não ser ler em português, sigam as publicações das editoras, qualquer dúvida, vale a pena conferir as suas redes sociais, em especial aqueles onde é possível a formação de grupos de leitores, para esclarecer qualquer dúvida com os leitores veteranos.

Por fim, dizer que as listas e os sites mencionados trazem algo sobre as duas trilogias que servem de prelúdio para série, mas preferi ficar somente com as séries principais no momento. De qualquer maneira, vale muito vocês disponibilizarem o tempo de vocês dando uma olhadinha. Não faltam blogs no exterior que tratam do tema, portanto, uma ajuda do Pai Google vai servir. Recomendo o blog The Wertzone.

Espero ter ajudado.

Fonte: http://malazan.wikia.com/wiki/Suggested_reading_order.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Curiosidades, Eventos, Fantasia e Ficção Científica, Romance e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

4 respostas para Sugestão da ordem de leitura da série Malazan

  1. Valdesson Santos disse:

    Nossa, dá uma bugadinha no cerébro! huhaha
    Mas as expectativas estão altas por aqui! Obrigado pelo esclarecimento.

  2. TIAGO DOREIA disse:

    Muito bom o post, gostei bastante! Como meu inglês é intermédio ainda, vou esperar os lançamentos aqui no Brasil. Expectativa alta!

    • Cassy Teodoro disse:

      Olá, Tiago! Como eu disse em uma das resenhas dessa série, a saga me desafia, vc fica pensando o que o Erikson vai aprontar dessa vez. E estou bem curiosa em ver como vai ficar a tradução, pois não vai ser tarefa fácil.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s