Resenha: Blood of Amber, de Roger Zelazny

Título: Blood of Amber

Autor: Roger Zelazny

Publicação: 1986

Número de páginas: 215 páginas

Editora: Avon Books

ISBN: 9780380896363

Chegamos ao sétimo livro das famosas Crônicas de Amber. O livro lido para as resenhas é o conhecido The Great Book of Amber, que reúne os 10 romances da série. Blood of Amber é o segundo livro da segunda parte das crônicas, fazendo, portanto, parte do Ciclo Merlin.

Nunca é demais pensarmos no significado contido no título de um livro e, aqui, não é diferente. Como leitores da série, não devemos esquecer que o sangue da aristocracia do reino de Amber também corre nas veias de Merlin e isso é bem demonstrado pelo autor, em especial para expandir explicações sobre os conceitos de Pattern, Logrus e as regiões conhecidas como sombras, que são lugares com diferenças peculiares em relação ao local original. O conceito de Trump (não aquele lá dos States) também acaba sendo uma fonte de enriquecimento para história e tira algumas dúvidas trazidas da leitura inicial da saga.

Outro ponto positivo do livro é a mistura dos conceitos do universo Amber com os chamados contos de fadas ou lendas do nosso mundo real, bem como com situações e fatos acontecidos na história mundial do nosso planeta, criando um tom mais realista para a trama.

Por fim, deixo claro que a releitura tem sido uma experiência maravilhosa, principalmente nesta segunda parte das crônicas, pois agora consigo visualizar melhor alguns pontos da história que passaram batido na primeira leitura. O porém fica para o personagem principal, também narrador da história, Merlin. Apesar de ser uma narrador mais confiável do que o do primeiro ciclo de cinco livros, Merlin não é tão cativante e, em determinados momentos, parece bem forçado. Sem contar que a escrita, apesar de muito boa, é bem aquém daquela da primeira metade da série, infelizmente.

Mesmo assim, recomendo a leitura da série.

.:.Até mais, gente!.:.

Anúncios

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Fã do Stephen King. Adora Supernatural e filmes de terror.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixem o seu comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s