Resenha: The Emperor’s Soul, Brandon Sanderson

The Emperor's Soul capaTítulo: The Emperor’s Soul

Autor: Brandon Sanderson

Publicação: outubro de 2012

Número de Páginas: 104 páginas

Editora: Dragonsteel Entertainment

ISBN: 9781938570025

The Emperor’s Soul é mais uma amostra do talento de Brandon Sanderson. Não é atoa que a obra rendeu ao autor o merecido Hugo Awards deste ano na categoria melhor novela. Para um obra de tamanho menor, Sanderson conseguiu criar uma excelente estória ricamente desenvolvida nos mesmos moldes de um romance, com início, desenvolvimento e fim bem definidos e sem nenhum atropelo de acontecimentos como é comum em um estória mais curta.

A trama se passa em uma região do mundo Sel, o mesmo mundo onde se passa Elantris. A protagonista da estória é Shai, uma ladra e Forger, que vê a oportunidade de construir a maior obra da sua vida ao receber uma interessante proposta dos Árbitros do Império: reconstruir a alma do imperador. O problema é que para isso, Shai terá que usar Forgery, um talento proibido pelas leis do império, pois é considerado uma abominação.

O cumprimento da missão não é uma tarefa fácil e Shai ainda tem que lutar pela sua liberdade, pois pressente o perigo de perder sua vida mesmo com o cumprimento do acordo. Além disso, Shai começa a perceber algumas tentativas de uma dos Árbitros ao mesmo tempo em que começa a sentir certa compaixão pelo imperador ao descobrir alguns fatos de sua vida pessoal.

Quanto ao sistema de mágica, a trama conta com uma técnica chamada Bloodseal, no qual, como o nome indica, é necessário sangue. Não é o sistema de mágica principal do livro, mas vale a menção por lembrar muito a forma como a bruxaria é vista em obras de fantasia. O autor também não dispensou grandes explicações quanto ao Bloodseal, mas é possível saber para o que serve na leitura do livro.

Forgery é o principal sistema de mágicas e de acordo com o autor é a técnica de reescrever o passado a fim de mudar a sua condição atual. A criação desse sistema é explicada por Brandon no posfácio da novela, onde ele diz que a ideia surgiu durante a sua viagem a Taiwan, enquanto visitava um museu que apresentava uma técnica chinesa de esculpir pedras e usá-las como carimbo para diversas finalidades, em especial na assinatura de documentos.

Através de Shai, temos algumas explicações de como Forgery funciona, mas não esperem muito aprofundamento. A proposta do Brandon ficou na explicação básica tendo em vista o que Shai estava durante a sua tarefa de ajudar o imperador.

Eu gostei muito desse sistema de mágica, principalmente porque o Brandon deixou algumas coisas subentendidas. Pareceu-me que há algo entre esculpir e carimbar a essência no objeto e promover a mudança toda. Pareceu-me envolver mais do que apenas o artifício citado pelo autor no texto. Espero que tenhamos mais sobre Forgery em outras obras do autor. Quem sabe nas continuações de Elantris?

O desfecho da novela é muito bom. Houve uma boa dose de cenas de sensibilidade e delicadeza, e uma excelente cena de ação. Eu achei que o final ficou em aberto. Quero dizer, há uma finalização nas ações das personagens, mas parece que o Brandon escreveu o final como se ele pudesse se encaixar no começo de outra trama. Enfim, não vou especular e nem criar esperanças (mentira, vou sim!).

Por fim, deixo a minha recomendação. The Emperor’s Soul apresenta uma bela crítica social e política, uma ótima referência à cultura asiática e oriental e um grande sistema de mágica. Acima de tudo, apresenta a essência da alma humana como nunca vi em outra obra. Leiam.

Excerto: http://www.tor.com/stories/2012/10/the-emperors-soul-excerpt.

Sobre a arte chinesa de esculpir carimbos, acesse o link abaixo:

http://www.alexandrebento.com.br/wushu/index.php/cultura-chinesa/91-a-arte-chinesa-de-esculpir-carimbos-.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , . Guardar link permanente.

8 respostas para Resenha: The Emperor’s Soul, Brandon Sanderson

  1. Interessante. O conceito do Forgery me chamou a atenção.

  2. Eu tinha lido a sinopse desse livro no site do Brandon Sanderson também, e me interessou bastante, ainda mais que terminei Elantris tem uns dias. Mas não tenho muitas esperanças de lançarem ele por aqui, visto o número de páginas e talz. Então pra mim vai demorar um pouco pra poder ler. Hehe. Ah, achei muito interessante ele comentando que tinha escrito a estória durante o voo de volta, se é que eu li certo.

    • Cassy disse:

      Pelo número de páginas fica mesmo difícil publicarem aqui. Parece que as editoras brasileiras não dão muita atenção para esse tipo de texto literário e prefere contos em antologias. Mas até que a editora brasileira responsável pelos livros do Brandon aqui no Brasil poderia lançar em versão digital.

  3. Melissa disse:

    Caramba, cada vez tenho mais vontade de ler Brandon Sanderson. Talvez eu leia esse livro, já que ele é menor (ultimamente ando meio sem tempo). você ahca que esse é uma boa porta de entrada pro autor?

    • Cassy disse:

      Para conhecer a escrita do Brandon, vale sim, Melissa. Embora, vai acho que o tamanho do texto pode passar a ideia de que o autor é meio limitado, mas assim que vc puder leia Elantris e a série Mistborn (o primeiro livro está para sair no Brasil).

  4. Como eu não canso de repetir, Brandon Sanderson é, para mim ao menos, o melhor autor da “nova geração” de literatura fantastica.

    Pra quem quiser comprar, aproveitem, o ebook esta sendo vendido por US$3.99 (R$:10,68) para kindle e kobo durante esse fds.

  5. Ois Cassy,

    Se sair por cá garantidamente vou apostar neste escritor, sem duvida🙂

    Bjs

  6. Pingback: Divulgação: Arcanum Unbounded, de Brandon Sanderson | .:.Dragonmountbooks.:.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s