Desafio Literário: 10 livros que me marcaram

Olá, pessoal! Fui duas vezes convidada por amigos queridos a elaborar uma lista de 10 livros que me marcaram.

Bem, as regras para a elaboração, apesar de simples, divergem, mas uma regra constante é que não se pense muito em quais livros farão parte da lista. Aqui listarei apenas os livros de ficção e, embora a regra diga que não há necessidade de justificar a escolha, colocarei uma explicação bem curta do que porquê os livros foram colocados entre os 10 mais marcantes na minha vida (até o momento).

Também resolvi não enumerar os livros e evitar pensarem que estou colocando um ranking de importância. Então, vamos lá.

Drácula de Bram St0ker:  o meu primeiro livro de ficção vampiresca. O meu fascínio pelos vampiros, minhas criaturas sobrenaturais preferidas, só aumentou após ler esse livro e acabei por conhecer outras obras a partir dessa.

O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien: mas uma obra que foi a minha primeira experiência literária, dessa vez, no gênero fantástico, que acabou se tornando o meu preferido.

O Menino Maluquinho de Ziraldo: eu tinha nove anos quando li esse livro pela primeira vez e adorei. Leio até hoje. É um livro que mostra o quanto é maravilhosos ser criança e que não devemos perder a nossa pureza quando nos tornamos adultos.

Éramos Seis de Maria José Dupré: um dos livros da Coleção Vaga-Lume da editora Ática. Li na minha adolescência para uma prova na escola. É um livro emocionante que nos mostra o quanto a família é importante, independentemente das adversidades que a vida nos impõe.

A Bonequinha Preta de Alaíde Lisboa de Oliveira: o primeiro livro que li. Eu tinha por volta dos sete anos de idade e amei cada trecho. É outro livro que reli muitas vezes depois de adulta e sempre com o mesmo sentimento da minha primeira leitura. Excelente forma de ensinar às crianças sobre o preconceito e sobre valorizar e cuidar bem do que se gosta. Enfim, para mim foi assim.

A Roda do Tempo de Robert Jordan: se Tolkien serviu para me introduzir no mundo da ficção fantástica, a série A Roda do Tempo foi a minha imersão total nesse gênero literário que acabou se tornando o meu preferido. Sem dúvida a forma sutil, mas não menos dramática e tensa, de escrever do Robert Jordan me ajudou muito a entender os diversos aspectos do gênero e abriu as portas para outras séries. Também foi a série que me ensinou a não ter medo dos calhamaços.

As Crônicas Vampirescas de Anne Rice: li essa série algum tempo depois de ler Drácula e adorei. Anne Rice é definitivamente a mãe dos vampiros e ver a sua visão dessas fascinantes criaturas foi maravilhoso. Além disso, Anne nos mostra conhecimentos em história e filosofia que ajudam e muito a compreender os personagens e suas histórias de vida. Uma leitura obrigatória para quem é fã da ficção vampiresca.

O Outro Lado da Ilha de José Maviael Monteiro: também da Coleção Vaga-Lume. Eu li por volta dos 09-10 anos e adorei. Tem muita aventura e mistério.

O Escaravelho do Diabo de Lúcia Machado de Almeida: e mais um livro da Coleção Vaga-Lume na lista. Realmente indico essa coleção. Acha-se de tudo: aventura, mistério, suspense, drama. É uma coleção excelente para jovens e adultos. O Escaravelho do Diabo é um suspense maravilhoso e posso dizer o meu primeiro livro sobre um assunto pelo qual eu me interessaria mais tarde, mas sob um aspecto profissional.

Quatro Estações de Stephen King: mais um primeiro livro. Foi o meu primeiro livro do tio Stevie e tenho um carinho especial por ele, pois foi o trabalho do autor que me possibilitou conhecer o talento do Mestre do Terror em todas as suas formas, desde o drama com um estilo mais romanceado, passando pelo suspense e chegando ao terror.

O desafio pede que 10 pessoas sejam marcadas. Eu não marcarei ninguém, deixo para vocês a escolha de fazer a suas próprias listas.

Peço que não comentem sobre livros que estão faltando na lista, a elaboração é de cunho pessoal, são os livros que marcaram a mim e não a vocês. Como eu disse acima, elaborem, se quiserem, as suas listas. Se quiserem fazer a lista de vocês nos comentários, fiquem a vontade.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Curiosidades, Eventos, Fantasia e Ficção Científica, Ficção Histórica/Romance Histórico, Ficção Vampiresca, Literatura Nacional, Romance, Stephen King, Suspense/Terror e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

14 respostas para Desafio Literário: 10 livros que me marcaram

  1. Aaaaaaaaaah, eu tenho que ler Robert Jordan. Toda vez que você fala dele eu fico totalmente ansiosa. Que coisa!

    Adorei sua lista, Cassy. Também adorava O Menino Maluquinho quando era criança.

    • Cassy disse:

      Olá, Melissa! Leia A Roda do Tempo, é uma série linda demais. A linguagem do autor é mais juvenil em alguns pontos, mas é muito bacana ver a sutileza dele em muitos pontos e fatos importantes da série. É Alta Fantasia como deve ser.

      O Menino Maluquinho é um clássico infantil que amo muito.

  2. Ois Cassy,

    Gostei de ler as tuas escolhas, algumas seriam as minhas😉

    bjs

    • Cassy disse:

      Olá! Foram livros e séries bem marcantes. Algumas obras me ajudaram na minha formação intelectual e outras abriram caminho para a descoberta de novas e igualmente excelentes obras.

  3. É incrível como o primeiro livro, por mais “simples” que pareça, nos marque tanto. Li quando moleque o A Casa Sonolenta, e como vc até hj eu ainda pego de vez em quando pra ler, mesmo que cada página tenha só uma ou duas frases. Rsrs.

  4. Fernando disse:

    Legal essa sua lista, também gostei bastante de alguns livros que você citou, principalmente os de “high fantasy”. Aproveito ´para tirar uma dúvida. Os livros de fantasia medieval que vejo por aí são todos baseados na europa medieval: castelos, cavaleiros, magos, reis e princesas, dragões, espadas mágicas, cidades sujas com casas de pedra…

    Alguém conhece algum livro de fantasia baseado na temática árabe: sultão, califas, vizires, tapetes voadores, odaliscas, cidades limpas e em mármore, caravanas e desertos, tapetes voadores e gênios, pássaro roca…? Ou seja, algo baseado nas mil e uma noites. Tenho muita curiosidade em ler um romance “high fantasy” que utilizasse essa mitologia!

  5. Li apenas 4 livros da sua lista Cassy, mas achei a lista super interessante!
    Ahhh a Coleção Vagalume…
    Eu adorava essa coleção e liga dezenas de livros! Minha tia era professora e ganhava esses livros na escola onde trabalhava, e como eu adorava ler, ela me dava de presente!
    Acho que foram os primeiros livros que eu li e com certeza me ajudaram a gostar de ler.
    Mas o marco para meu futuro leitor foi o “Vinte mil léguas submarinas” do Julio Verne. Lembro que foi meu primeiro livro favorito, e devo ter relido umas 3 vezes enquanto criança/adolescente!

    • Cassy disse:

      Coleção Vagalume é tudo de bom!

      Eu queria muito ler o livro do Julio Verne, mas com tanta leitura atrasada vai ficar difícil. Vou ter que fazer igual um amigo e organizar minhas leituras no Excel rsrs

      • Huahuahuahuahua no Excel!!?? Caramba! Eu estou usando uma nota no celular para anotar os livros que estou lendo ao longo do ano e poder acompanhar quanto tempo demorei em cada um xDD
        Eu não tenho certeza, mas já devo ter lido a maioria dos romances do Verne e adorei todos eles. Mas o Vinte Mil Léguas tem um lugar especial e recomendo a todos lerem.
        O livro é bem pequeno, acho que você conseguiria ler rápido

      • Cassy disse:

        Eu fiz uma lista na minha agenda rsrs

Por favor, deixem os seus comentários.

