Olá, pessoal! Fui duas vezes convidada por amigos queridos a elaborar uma lista de 10 livros que me marcaram.
Bem, as regras para a elaboração, apesar de simples, divergem, mas uma regra constante é que não se pense muito em quais livros farão parte da lista. Aqui listarei apenas os livros de ficção e, embora a regra diga que não há necessidade de justificar a escolha, colocarei uma explicação bem curta do que porquê os livros foram colocados entre os 10 mais marcantes na minha vida (até o momento).
Também resolvi não enumerar os livros e evitar pensarem que estou colocando um ranking de importância. Então, vamos lá.
– Drácula de Bram St0ker: o meu primeiro livro de ficção vampiresca. O meu fascínio pelos vampiros, minhas criaturas sobrenaturais preferidas, só aumentou após ler esse livro e acabei por conhecer outras obras a partir dessa.
– O Senhor dos Anéis de J. R. R. Tolkien: mas uma obra que foi a minha primeira experiência literária, dessa vez, no gênero fantástico, que acabou se tornando o meu preferido.
– O Menino Maluquinho de Ziraldo: eu tinha nove anos quando li esse livro pela primeira vez e adorei. Leio até hoje. É um livro que mostra o quanto é maravilhosos ser criança e que não devemos perder a nossa pureza quando nos tornamos adultos.
– Éramos Seis de Maria José Dupré: um dos livros da Coleção Vaga-Lume da editora Ática. Li na minha adolescência para uma prova na escola. É um livro emocionante que nos mostra o quanto a família é importante, independentemente das adversidades que a vida nos impõe.
– A Bonequinha Preta de Alaíde Lisboa de Oliveira: o primeiro livro que li. Eu tinha por volta dos sete anos de idade e amei cada trecho. É outro livro que reli muitas vezes depois de adulta e sempre com o mesmo sentimento da minha primeira leitura. Excelente forma de ensinar às crianças sobre o preconceito e sobre valorizar e cuidar bem do que se gosta. Enfim, para mim foi assim.
– A Roda do Tempo de Robert Jordan: se Tolkien serviu para me introduzir no mundo da ficção fantástica, a série A Roda do Tempo foi a minha imersão total nesse gênero literário que acabou se tornando o meu preferido. Sem dúvida a forma sutil, mas não menos dramática e tensa, de escrever do Robert Jordan me ajudou muito a entender os diversos aspectos do gênero e abriu as portas para outras séries. Também foi a série que me ensinou a não ter medo dos calhamaços.
– As Crônicas Vampirescas de Anne Rice: li essa série algum tempo depois de ler Drácula e adorei. Anne Rice é definitivamente a mãe dos vampiros e ver a sua visão dessas fascinantes criaturas foi maravilhoso. Além disso, Anne nos mostra conhecimentos em história e filosofia que ajudam e muito a compreender os personagens e suas histórias de vida. Uma leitura obrigatória para quem é fã da ficção vampiresca.
– O Outro Lado da Ilha de José Maviael Monteiro: também da Coleção Vaga-Lume. Eu li por volta dos 09-10 anos e adorei. Tem muita aventura e mistério.
– O Escaravelho do Diabo de Lúcia Machado de Almeida: e mais um livro da Coleção Vaga-Lume na lista. Realmente indico essa coleção. Acha-se de tudo: aventura, mistério, suspense, drama. É uma coleção excelente para jovens e adultos. O Escaravelho do Diabo é um suspense maravilhoso e posso dizer o meu primeiro livro sobre um assunto pelo qual eu me interessaria mais tarde, mas sob um aspecto profissional.
– Quatro Estações de Stephen King: mais um primeiro livro. Foi o meu primeiro livro do tio Stevie e tenho um carinho especial por ele, pois foi o trabalho do autor que me possibilitou conhecer o talento do Mestre do Terror em todas as suas formas, desde o drama com um estilo mais romanceado, passando pelo suspense e chegando ao terror.
O desafio pede que 10 pessoas sejam marcadas. Eu não marcarei ninguém, deixo para vocês a escolha de fazer a suas próprias listas.
Peço que não comentem sobre livros que estão faltando na lista, a elaboração é de cunho pessoal, são os livros que marcaram a mim e não a vocês. Como eu disse acima, elaborem, se quiserem, as suas listas. Se quiserem fazer a lista de vocês nos comentários, fiquem a vontade.
.:.Abraços e até a próxima.:.
Aaaaaaaaaah, eu tenho que ler Robert Jordan. Toda vez que você fala dele eu fico totalmente ansiosa. Que coisa!
Adorei sua lista, Cassy. Também adorava O Menino Maluquinho quando era criança.
Olá, Melissa! Leia A Roda do Tempo, é uma série linda demais. A linguagem do autor é mais juvenil em alguns pontos, mas é muito bacana ver a sutileza dele em muitos pontos e fatos importantes da série. É Alta Fantasia como deve ser.
O Menino Maluquinho é um clássico infantil que amo muito.
Ois Cassy,
Gostei de ler as tuas escolhas, algumas seriam as minhas 😉
bjs
Olá! Foram livros e séries bem marcantes. Algumas obras me ajudaram na minha formação intelectual e outras abriram caminho para a descoberta de novas e igualmente excelentes obras.
É incrível como o primeiro livro, por mais “simples” que pareça, nos marque tanto. Li quando moleque o A Casa Sonolenta, e como vc até hj eu ainda pego de vez em quando pra ler, mesmo que cada página tenha só uma ou duas frases. Rsrs.
Pois é. Foi muito bacana fazer essa lista e ver que esse livros da minha infância e juventude foram bem marcantes.
Legal essa sua lista, também gostei bastante de alguns livros que você citou, principalmente os de “high fantasy”. Aproveito ´para tirar uma dúvida. Os livros de fantasia medieval que vejo por aí são todos baseados na europa medieval: castelos, cavaleiros, magos, reis e princesas, dragões, espadas mágicas, cidades sujas com casas de pedra…
Alguém conhece algum livro de fantasia baseado na temática árabe: sultão, califas, vizires, tapetes voadores, odaliscas, cidades limpas e em mármore, caravanas e desertos, tapetes voadores e gênios, pássaro roca…? Ou seja, algo baseado nas mil e uma noites. Tenho muita curiosidade em ler um romance “high fantasy” que utilizasse essa mitologia!
No caso de A Roda do Tempo, Robert Jordan colocou diversos povos, cuja cultura remete a outras regiões do nosso mundo real e não somente à Europa. Isso para mim foi um diferencial da série. Há pessoas de pele escura, amorenada, civilizações que lembram o antigo Egito e até o Japão Medieval. Claro, vc só perceberá à medida que for avançando na série.
Se não me engano, Dorne, em As Crônicas de Gelo e Fogo, também parece bem Oriente Médio, pelo menos para mim.
Eu estou com uma trilogia em ebook baseada no Império Otomano, chama-se Tower and Knife, o último livro foi lançado no ano passado. Não sei se chegará ao Brasil algum dia. Link: https://www.goodreads.com/series/72322-tower-and-knife-trilogy.
Tenho na minha lista este aqui tb: https://www.goodreads.com/book/show/11487807-throne-of-the-crescent-moon.
Eu tb procuro livros nessa temática, mas é bem difícil achar ou não estou procurando no local certo rsrs Se eu achar mais, eu faço um post aqui. Abs.
Obrigado pelas dicas. Vou dar uma olhada!
De nada! 😀
Li apenas 4 livros da sua lista Cassy, mas achei a lista super interessante!
Ahhh a Coleção Vagalume…
Eu adorava essa coleção e liga dezenas de livros! Minha tia era professora e ganhava esses livros na escola onde trabalhava, e como eu adorava ler, ela me dava de presente!
Acho que foram os primeiros livros que eu li e com certeza me ajudaram a gostar de ler.
Mas o marco para meu futuro leitor foi o “Vinte mil léguas submarinas” do Julio Verne. Lembro que foi meu primeiro livro favorito, e devo ter relido umas 3 vezes enquanto criança/adolescente!
Coleção Vagalume é tudo de bom!
Eu queria muito ler o livro do Julio Verne, mas com tanta leitura atrasada vai ficar difícil. Vou ter que fazer igual um amigo e organizar minhas leituras no Excel rsrs
Huahuahuahuahua no Excel!!?? Caramba! Eu estou usando uma nota no celular para anotar os livros que estou lendo ao longo do ano e poder acompanhar quanto tempo demorei em cada um xDD
Eu não tenho certeza, mas já devo ter lido a maioria dos romances do Verne e adorei todos eles. Mas o Vinte Mil Léguas tem um lugar especial e recomendo a todos lerem.
O livro é bem pequeno, acho que você conseguiria ler rápido
Eu fiz uma lista na minha agenda rsrs