Resenha: Space Opera – um novo começo, de Karen Alvares e Melissa de Sá

um novo começo capaTítulo: Space Opera – um novo começo

Autoras: Karen Alvares e Melissa de Sá

Publicação: 2014

Número de páginas: 61 páginas

Editora: Draco

ISBN: 9788509992828

Space opera – um novo começo conta a história de Jout, um garoto que foi criado dentro de uma nave especial, cujos tripulantes estão em busca de um novo lar para viver, um lugar que apresente as mesmas condições de sua terra natal. A busca parece sem fim, mas quando finalmente termina é que todos percebem o perigo de se aventurar por uma terra desconhecida.

Boa parte da trama é contada sob o ponto de vista do garoto Jout, que é o protagonista da história. O interessante no rapazinho, é ver o quanto ele sabe sobre sua terra natal, apesar de ter passado toda a sua vida na nave espacial, comandada por seu pai. Aliás, achei ótima a relação de Jout e do seu pai, muito bem construída e que acaba sendo não só uma união de ressentimentos, mas também aquele conflito de gerações básicos, sem contar toda a questão da exploração espacial. Essa sabedoria, por assim dizer, do Jout, não é nada mais nada menos do que o quanto importante são os livros – não somente os literários – em nossa vida e para Jout é a única forma de ver um pouco do que foi a sua terra natal.

O desenvolvimento da trama apresenta algo que muitos fãs de ficção científica adoram que é a procura por outros planetas e toda base de conhecimentos geográficos e biológicos, referentes ao ecossistemas, que é importante em uma busca por planetas que possuam um sistema similar ao daquele lar perdido. Achei lindas as cenas no qual o Jout descobre coisas incríveis do planeta a ser explorado e que não é muito diferente do que nós já sentimos, mas tratamos como algo comum, pois é quase parte de um cotidiano.

Como um bom conto de ficção científica, apesar de mostrar avanços tecnológicos que proporcionaram a viagem e a sobrevivência da tripulação, bem como os aspectos hierárquicos de organização de toda a nave, mesmo não muito detalhada, mas o suficiente para entendermos o que se passa no dia a dia da tripulação, são as questões humanas, ligadas ao comportamento e instinto de sobrevivência o que mais se destaca no texto. Sem falar que o texto é cheio de inserções que constroem uma trama paralela e que no fim se junta à principal para montar um desfecho que acaba surpreendendo bastante.

Conto recomendadíssimo, como qualquer obra dessas duas excelentes autoras.

.:.Até mais, gente!.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , . Guardar link permanente.

10 respostas para Resenha: Space Opera – um novo começo, de Karen Alvares e Melissa de Sá

  1. Cassy, obrigada pela resenha! Fico muito feliz que tenha gostado desse nosso conto!

  2. OMG! Resenha do nosso bebê de FC, Mel!
    Cassy, obrigada por essa resenha fantástica! Tem tão poucas resenhas desse filhote! Eu fiquei toda awnn e cheia de amor quando li. Muito feliz que você gostou! Obrigada!!!❤

  3. fiacha disse:

    Viva,

    Parece se bem legal sem duvida quem sabe venha a ler via digital, pois não me parece que esteja à venda deste lado do atlântico

    Abraços

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s