Resenha: Winter’s Heart, de Robert Jordan

WoT09_WintersHeartTítulo: Winter’s Heart

Autor: Robert Jordan

Publicação: 07 de novembro de 2000

Número de páginas: 766 páginas

Editora: Tor Books

ISBN: 9780812575583

The seals that hold back night shall waeken, and in the heart of winter shall winter’s heart be born amid the wailing of lamentations and the gnashing of teeth, for wimter’s heart shall ride a black horse, and the name of it is Death.

Seguindo os eventos do livro anterior, Winter’s Heart, o nono livro da série The Wheel of Time,  também trata de questões voltadas mais para o campo político da série, que acabam sendo subtramas, nas quais as personagens principais desempenham um papel de interesse mais pessoal do que nos livros anteriores. Os eventos desse nono volume acontecem em sua maioria juntamente com os eventos do próximo livro, Crossroads of Twilight, e se apresentam mais como subtramas da série em si, no qual o autor deixa de se referir ao tema principal da série e se preocupa mais em acertar determinados pontos importantes na vida das personagens principais.

Não é que o autor tenha se preocupado com esse ponto político agora, desde o quarto livro, a parte política tomou uma grande importância. Afinal, as nações têm que estar unidas para enfrentar os Dark One. Muito da parte política da série nos era passado pelo ponto de vista de uma personagem específica, mas nos últimos dois livros se tornou mais geral. É algo necessário, principalmente porque entram em cena justamente aquelas nações que deveriam ter tido um trato especial desde o início.  Ainda não há uma explicação do porquê somente no nono livro Jordan resolver fazer isso, porem é algo que serve para questionamentos nas falas das próprias personagens.

Detalhe importante a respeito do título: ele se refere tanto ao clima quanto ao ser insensível que Rand se tornou. A referência ao clima já foi feita nas resenhas dos livros anteriores. Mas a mudança de Rand que vem acontecendo no desenrolar da série é que impressiona. Todas as personagens principais passaram por mudanças, sem dúvida. Muitos amadureceram, outros nem tanto. Mas justamente aquele de quem mais o mundo depende é quem passou por uma mudança para pior.

O livro marca também o retorno de uma das personagens principais, ausente desde o final do sétimo livro. E também a chegada de uma personagem que será bem importante daqui para a frente. Através dessas duas personagens é possível ter uma ideia um pouco melhor da forma de organização dos Seanchan, um povo que visa ter as suas terras de volta. É possível saber sobre esse povo no glossário na parte final do livro. Não sei se vocês se lembram, os Seanchan aparecem no segundo livro da série.

A trama ainda trata de mais dois fatos importantes, mostrando que Jordan não se desviou totalmente da trama principal da série. Um deles é a concretização de mais uma profecia. O outro fato, para mim o mais importante da série até aqui, refere-se aos homens que têm a habilidade de canalizar o One Power, que ganha uma narração fenomenal, porém me decepcionou um pouco na forma como foi concluída. Não porque foi ruim, mas sim porque aconteceu no POV de outra personagem que na mina opinião não deu tanta emoção quanto se fosse no POV de quem estava de fato realizando o ato. Mas enfim, serviu ao propósito da série e isso é o que importa.

Bem, este o último post deste ano de 2012. Gostaria de agradecer a todos que seguem e visitam o blog e espero contar com vocês no ano que vem. Obrigada. Tenham um ótimo ano novo. E até 2013.

Observação: Os livros e a franquia da série The Wheel of Time pertencem a © Robert Jordan.

As expressões The Wheel of Time™ and The Dragon Reborn™, e o símbolo com a cobra e a roda são marca registrada de Robert Jordan.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Resenha: Winter’s Heart, de Robert Jordan

  1. Agora eu posso dizer: EU VOU LER ESSE LIVRO! Vai demorar, mas eu vou ler!

    Obrigado Intrínseca! Beijometuita!

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s