Título: O Sol Vermelho
Título original: The Bloody Sun
Autora: Marion Zimmer Bradley
Publicação: originalmente em 1964
Número de páginas: 360 páginas
Editora: Imago
ISBN: 9788531204593
O Sol Vermelho é mais um romance dentro da série de ficção científica Darkover, de autoria da escritora Marion Zimmer Bradley.
O livro conta a história de Jeff Kervin, um terráqueo que volta para Darkover para descobrir coisas sobre o seu passado. Intrigantemente, ele é confundido como um integrante da aristocracia, o que já me deixou bastante curiosa, embora o Jeff seja retratado pela autora de forma bem superficial, para dizer a verdade.
O que gostei foi a exploração de parte da sociedade de Darkover. Gostei muito da exploração da autora dos elementos próprios da ficção científica, enquanto desenvolve – ou tenta – desenvolver a história do Jeff. Outros personagens surgem, bem mais interessantes que ele, em especial as personagens femininas.
Por estar diante de um livro maior do que os outros, esperava um melhor desenvolvimento narrativo. A história começa bem, mesmo com um protagonista sem sal, porém vai perdendo o brilho, voltando a ficar mais envolvente já no fim.
A autora insere alguns trechos que não parecem ter nada a ver com a narrativa principal, mas acabam por despertar certo interesse.
O desfecho pareceu algo corrido e tão sem pé, nem cabeça quanto alguns trechos do livro, mas o livro precisava terminar, afinal de contas. Pena eu não conseguir sentir aquela narrativa excelente da Marion nessa série, apesar de achar o universo Darkover muito interessante. Creio que o motivo deve ser o fato do livro ser o 17º ou algo assim, na ordem cronológica, embora seja o terceiro na ordem de publicação.
Enfim, recomendo para os fãs da autora.
.:.Até a próxima, gente!.:.
Republicou isso em Memórias ao Vento.