Resenha: Knife of Dreams, de Robert Jordan

knife of DreamsTítulo: Knife of Dreams

Autor: Robert Jordan

Publicação: 11 de outubro de 2005

Número de páginas: 837 páginas

Editora: Tor Books

ISBN: 978081257756563

The sweetness of victory and the bitterness of defeat are  alike a knife of dreams.

Olá, pessoal! Com Knife of Dreams  eu encerro o meu ciclo de releitura da série The Wheel of Time. A releitura me ajudou a ter um melhor esclarecimento dos eventos que são essenciais para se compreender o restante da série. Era algo que eu teria mesmo de fazer para dar continuidade na leitura de The Gathering Storm, o 12º livro da série e não apenas para fazer as resenhas aqui no blog.

Knife of Dreams é o 11º livro da série The Wheel of Time e seus eventos seguem os acontecimentos do 10º livro, Crossroads of Twilight. Sem a menor dúvida, a leitura agrada muito mais do que a do livro anterior, porque Robert Jordan fecha as subtramas iniciadas nos dois livros anteriores e retoma a trama principal do livro.

A Última Batalha começa finalmente a ser vista como algo real e não só profético. Em diversos momentos, as personagens testemunham diversos acontecimentos estranhos bem ao estilo do apocalipse bíblico que seriam sinais ou indícios de que Tarmon Gai’don está bem próxima. Porém, muitas situações ainda não foram totalmente resolvidas e o mundo, apesar de todo os esforços de Rand, equivocados ou não, ainda não está unido e não parece preparado para enfrentar uma guerra nas proporções gigantescas que Tarmon Gai’don com certeza será. E se o lado do bem não está lá muito unido, o lado do mal também não é muito unido, o que tivemos diversas oportunidade de ler nos livros anteriores.

Também pensando em Tarmon Gai’don uma das sociedades mais odiada do livro, Os Filhos da Luz, está de volta á trama. E não é melhor o momento para que os conhecidos Whitecloaks voltem, com a Última Batalha batendo às portas. Mas o que surpreende é como Jordan faz isso, colocando uma situação um pouco inusitada, porém cheia de emoção e que demonstram bem o caráter da personagem que o autor destacou nesse trecho. Pelas características dos Filhos da Luz, fica difícil saber se realmente será algo para ajudar ou atrapalhar os planos de Rand.

Outra coisa que chama a atenção e me surpreendeu, apesar de ser algo óbvio ao ler os argumentos de diversas personagens, são as alianças que começam a ser feitas. É algo jogado por alto nos livros anteriores, mas que em Knife of Dreams começam a ganhar forma. Não dá para saber se a intenção do autor é mesmo criar uma foram de aumentar os aliados de Rand, ou apenas um motivo para que os Darkfriends continuem conspirando. E isso cria mais expectativas, pois com a guerra perto, ainda pouco se sabe em que lado algumas personagens realmente estão.

Para quem gosta de acompanhar a progressão do caráter das personagens, destaco os excelentes momentos proporcionados por Mat, Rand e Egwene. São os capítulos que mais rendem bons momentos nos livros, embora Elayne e Perrin também consigam algo de extrema importância para a trama e rendam ótimas cenas.

Para terminar, é triste, mas necessário dizer que Knife of Dreams foi o último livro da série publicado enquanto Robert Jordan ainda estava vivo. Agora  é a trilogia do Brandon, como os leitores americanos se referem aos três últimos livros, e sem querer deixar vocês muito ansiosos pela próxima resenha, mas já deixando, The Gathering Storm é ótimo. Brandon tem uma escrita maravilhosa. Então….

Observação: Os livros e a franquia da série The Wheel of Time pertencem a © Robert Jordan.

As expressões The Wheel of Time™ and The Dragon Reborn™, e o símbolo com a cobra e a roda são marca registrada de Robert Jordan.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Por favor, deixem os seus comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s