Resenha: The Lightning Tree, de Patrick Rothfuss

Este post é a minha opinião sobre mais um conto presente na antologia Rogues, publicada no dia 17 de junho deste ano. O conto de hoje é um ótimo texto de Patrick Rothfuss no universo da Crônica do Matador do Rei. O conto se chama The Lightning Tree e traz Bast como personagem central.

Bast é um dos meus personagens favoritos e todo o clima de mistério que envolve a sua personalidade nos livros foi o que me fez ler este conto logo após a leitura da excelente história do Martin. Eu estava muito curiosa para saber o que nos seria dado a saber sobre o Bast que fosse suficiente para ser colocado em uma história curta e, provavelmente, não fosse muito revelador, tendo em vista que muito mais será esclarecido no último livro da trilogia.

O resultado foi uma história que conta sobre um dia na vida do Bast, narrada de acordo com o tema proposto pela antologia.  O conto é divido em três períodos de tempo: manhã, tarde e noite, e em cada um deles, Bast sempre volta a descansar aos pés de uma árvore, a Lighting Tree. Em seu repouso, algumas crianças procuram o seu auxílio e Bast usa toda a sua astúcia para ajudá-las. Para cada ajuda, algo é pedido em troca e o resultado de tudo forma um desfecho muito bem encaixado pelo autor na trama da história.

Mais da personalidade do Bast é apresentada aos leitores, mas como que mencionei acima, fica bem claro que Patrick não quis ser muito profundo, o que daria para ser feito mesmo em um conto. Algumas informações preciosas sobre o povo de Bast é passado, mas de modo bem superficial e sem detalhamento. E não por ser um conto, mas porque ficou bem claro que o Patrick apenas queira jogar as informações e atiçar a nossa curiosidade de leitor. Provavelmente, saberemos mais do universo da série no último livro da trilogia, como mencionei no começo desta resenha, ou na novela que será lançada ainda neste ano.

Bast Sleeping Fonte: kuro-art.deviantart.com

Bast sleeping
Fonte: kuro-art.deviantart.com

A cumplicidade de Kvothe e Bast também foi destaque no conto e muito bem explorado no autor nos momentos mais importantes da narrativa. Não é muito diferente daquela relação entre os dois mostrada nos livros, mas eu achei que foi mostrado de uma forma diferente, para que o leitor realmente visse os dois como cúmplices ou companheiros e não como proprietário e ajudante, ou mestre e aprendiz.

Eu achei o conto ótimo e adorei voltar a ler algo do universo da Crônica do Matador do Rei. Leitura recomendadíssima, principalmente para aqueles que leram O Nome do Vento e O Temor do Sábio.

.:.Abraços e até a próxima.:.

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde, Curadora das Crônicas da Torre Branca e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

20 respostas para Resenha: The Lightning Tree, de Patrick Rothfuss

  1. Olá!

    Estou muito satisfeita por ler a tua opinião sobre este conto. Ainda não tinha lido nada sobre ele. Vê-se que é mais uma boa história do autor, que só sabe deixar os seus fãs com mais curiosidade! Gosto muito da história do Kvothe e espero muito pelo livro seguinte, e agora por este conto e pelo outro que há de vir ainda este ano (não tenho a certeza se é conto se é história mais extensa).

    O Bast é uma personagem muito misteriosa e que me deixa sempre “com a pulga atrás da orelha”. É bom ficar a saber um pouco mais sobre ele!

    Bjs e boas leituras

  2. Já li os dois livros da Crônica do Matador de Rei e tô louco para que o terceiro chegue logo, mas a previsão não é tão animadora. rsrs

    Grande abraço!

  3. Ola eu também gostaria de ler. Não vejo a hora de ler a estoria da auri, falta pouco. *-*

  4. Cassy disse:

    Vagner e Matheus, eu editei os comentários de vocês, pois continham dados dos dois que achei meio perigoso serem mantidos sob visualização pública.

    Em resposta ao que vocês me pediram já enviei emails. Abs.

  5. Nóps disse:

    onde eu encontro esse conto?

    • Cassy disse:

      Olá, Nóps! O conto faz parte da antologia Rogues que vc pode encontrar em qualquer livraria que venda livros importados. Não sei se está no plano de alguma editora publicar Rogues e as outras antologias das quais eu falei. Espero que publiquem. Abraços!

  6. carol :) disse:

    Olá Cassy, sou uma grande fã doPatrick mas infelizmente nao falo inglês, vc sabe me dizer se existe algum site onde eu possa ler o conto em português?
    Obrigada🙂
    Bjss

  7. Nóps disse:

    Poderia me responder se o livro sobre a Auri vai ter versão para o Brasil?

  8. Artur disse:

    Olá, alguém poderia me ajudar? Onde consigo achar a crônica pra comprar/ler?
    Com tradução, claro…
    Obrigado!

    • Cassy disse:

      Artur, vc está se referindo ao conto, certo? Ok. Como mencionei no começo da resenha, o conto faz parte da antologia Rogues que pode ser comprada nas livrarias que vendem livros importados. Quanto à tradução,como não acompanho sites e blogs dedicados ao Patrick Rothfuss, desconheço se existe alguma tradução desse conto feita por algum fã. Oficialmente, The Lightning Tree só tem em inglês mesmo e eu cheguei a pedir à editora Arqueiro para publicá-lo, mas não obtive resposta até o momento.

  9. Pingback: Resenha: A Música do Silêncio | .:.Dragonmountbooks.:.

  10. Pingback: Antologia Rogues ganha edição brasileira | .:.Dragonmountbooks.:.

  11. OI, poderia me passar o arquivo do conto do bast para eu ler?? quando sai o 3º livro??

    • Cassy Teodoro disse:

      Olá! O conto faz parte da antologia O Príncipe de Westeros e Outras Histórias, publicada no ano passado pela editora Saída de Emergência Brasil, portanto, já possui direitos autorais a serem protegidos aqui no Brasil. Abs!

Por favor, deixem os seus comentários.

