Resenha: O Inominável, de Gustavo Lopes

Título: O Inominável

Autor: Gustavo Lopes

Publicação: 13 de junho de 2017

Editora: Produção independente

Disponível nas plataformas Wattpad e LuvBook

Em O Inominável, quatro alunos do ensino médio, Thalita, Davi, Augusto e Andreia descobrem um estranho livro e, através dele, resolver acabar definitivamente com todos os seus problemas, mas vão descobrir da pior forma que o inominável, que habita todos nós, pode ser um problema muito maior. 

O livro  une os elementos do suspense e do mistério aos da fantasia e da aventura para retratar situações nas quais os quatro jovens lidam com o medo, o ódio, o ocultismo e demais elementos sobrenaturais para se livrarem das humilhações de uma prática bem comum nas escolas: o bullying. A questão é que os jovens acabam tendo que lidar com consequencias bem piores dos que as humilhações sofridas e aprendem como é também passar dos limites.

A narração fica por conta de Thalita que expõe, de forma bem direta, o drama de cada um de seus amigos e o seu próprio, e como descobrem o livro e tudo que aconteceu entre essa misteriosa descoberta e o uso de livro, além dos resultados nada agradáveis das suas ações e das ações de seus amigos. Através da narrativa de Thalita, é possível também saber da rotina da garota e o ótimo gosto musical de seu pai, o que serve de uma excelente trilha sonora para a leitura, além de mostrar o quanto as escolas estão despreparadas para lidar com o bullying.

A narrativa ajuda bastante a leitura fluir, pois por ser contada em primeira pessoa, acaba envolvendo bem o leitor e mantendo o seu interesse do começo ao fim. A escrita do autor também é muito boa, bem contextualizada, de acordo com a linguagem da jovem. Por ser um relato, como a própria Thalita esclarece, a linguagem é bem própria de um relato, ou seja, vai direto ao ponto, sem descrições e detalhamentos que não sejam os necessários para a narrativa.

Um ponto bem legal é que desde o começo da livro – e em vários trechos durante a leitura – a Thalita se dirige ao leitor, o que dá mais sensação de aproximação e realidade ao relato.

O desfecho é o mais condizente com tudo que foi narrado até ali. Não dava para ser diferente. E o epílogo mostra bem o que a realidade de algumas pessoas quando o racional não encontra a explicação para certos fenômenos.  Vale a leitura e recomendo.

Lembrando, o livro pode ser lido grátis nas plataformas LuvBook e Wattpad (creio que para aqueles que têm cadastro).

.:.Até mais, gente!.:.

Anúncios

Sobre Cassy Teodoro

Administradora e resenhista deste digníssimo blog. Aes Sedai da Ajah Verde e fiel ao Lorde Dragão Rand al'Thor.
Esse post foi publicado em Fantasia e Ficção Científica, Resenhas, Romance, Suspense/Terror e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s